domingo, 23 de maio de 2010

Biografia da diretora


Biografia da diretora

Anita Adelina Cerqueira de Souza,nasceu em Ouro Branco-Jacobina,a atual cidade de Ourolândia-Bahia,no dia 04 de Julho de 1950,quinta filha dos 11 que os pais tiveram,o Sr Gabriel Adelino Cerqueira,agricultor,e Dona Odília Olímpia da Gama.Com 7 anos auxiliada pela sua tia Blandina e seus irmãos mais velhos,o Florisvaldo e Elias aprendeu a ler,iniciando pela cartilha ABC.
Com 8 anos é matriculada na Escola Getúlio Vargas,sala mista da professora D. “Meninia”,assim conhecida por todos dali,onde aprendeu ler,escrever e contar razoavelmente bem.Essa escola era localizada em Olhos D’Água de Fagundes no Município de Morro Chapéu –BA.
Em 1961,com 10 anos,vem para Jacobina,onde dar continuidade aos estudos até o 5º ano,com programa de Admissão para o primeiro colegial,que por motivo não revelado,não chega a cursar.
Retorna em 1965 à casa dos pais,e logo passa a trabalhar como professora de Alfabetização inicial, naquela localidade denominada Vermelho,e ali tem sua primeira experiência de sala de aula lecionando para os seus primos e alguns filhos de operários que ali moravam.Foi uma experiência árdua pela falta de preparo,mas foi gratificante por conceder aqueles alunos totalmente analfabetos o prazer de ler um pouco e escrever seus nomes.
Dois anos após,em 26 de setembro de 1967 casa-se com Alberto Ribeiro de Souza com quem teve seus quatro filhos:Sandra Márcia,Adriana,Alberto Jr e Jacqueline.
Em fevereiro de 1983 fundou a Escolinha Criança Feliz que foi o marco para a sua carreira de diretora,pela qual tem apreço e muita responsabilidade.
Dezembro de 1986 recebe o seu 1º diploma de Formação em Magistério,sua grande realização,“professora diplomada”.A entrega deste foi com solenidade e noite memorável,juntamente com a turma de Formandos,amigos,professores e familiares.
Continua com sua escolinha,sempre na busca de novos conhecimentos,e aprimoramentos da sua função e no seu desejo pleno de ir além,resolve ampliar com o curso de 1ª à 4ª série,e com o nome Escola Criança Feliz.Em 1991 mediante documentação e aprovação dos órgãos competentes inicia a história propriamente dita dessa nova instituição educacional.
Presta vestibular em 1992,com boa aprovação ingressa na Faculdade FFPJ-Uneb(atual Campus IV)no curso de Letras Vernáculas e em 1995 conclui,ortogando-lhe o 2º diploma e nível superior.Um ano antes,faz concurso público e em março de 1995 toma posse no cargo de professora de Língua Portuguesa no Colégio Municipal de Jacobina,atual Gilberto Dias Miranda,onde continua exercendo sua função de educadora.
Em 1998 resolve ampliar o Ensino Fundamental de 5 a 8 série,como também mudar a nomenclatura que passa de Criança Feliz para Colégio Shalon.Pensando sempre na qualidade de ensino dos seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário